Modelo de jogo





* Júlio César Nunes

            Modelo de jogo pode –se definir como a forma que a equipe atua nas partidas. É um conjunto de princípios que os atletas executam quando estão sem e com a posse de bola.
            Muitos confundem ainda, sistemas táticos, com modelo de jogo. Independente do sistema escolhido, a forma que a equipe atua, se posta em campo, define seu modelo. O modelo de jogo, está relacionado também à cultura da equipe, a história. Muitos técnicos acabam tendo insucesso nas equipes, por ignorarem completamente esse quesito.
            Não se imagina hoje, um técnico assumir a equipe do Barcelona, e mudar a forma da equipe jogar. Tirar os toques curtos e a posse de bola adquirida, e implantada em todas as categorias de base do clube, pois isso é uma forma, um modelo de jogo definido. Se imagina o Barcelona, jogando com transição ofensiva rápida, com contra-ataque e lançamentos longos, apenas? O Barcelona até pode ter uma transição ofensiva rápida, mas apoiada no passe, saindo com passes curtos, compactando a equipe à frente.
            Não podemos ignorar a cultura, a história da equipe. Você imagina a equipe do Grêmio jogando sem um número 9, um centroavante? Apenas com atacantes de velocidade?
            Quando se assume uma equipe, a primeira observação a ser feita é entender sobre seu passado, saber as características dos atletas que já estiveram ali, e marcaram história nesse clube. A partir disso, você conseguirá ter elementos que lhe ajudarão a definir um modelo de jogo, uma forma de jogar.
            Com princípios claros e bem definidos, você começará a implantar o seu modelo de jogo. Os atletas deverão saber exatamente em que momento do jogo, se deve aumentar ou diminuir a intensidade, por exemplo. Definir em qual faixa do campo, e em que momento se pressionará o adversário até roubar a bola, ou parar a jogada com uma falta tática.
            Se a sua transição defensiva, for de forma “agressiva”, pressionando alto, encurtando os espaços lá no campo do adversário, isso deverá estar bem claro em seus atletas, e principalmente em que momento do jogo. Se sua transição ofensiva, por exemplo, for em contra-ataque, pré - estabelecido, seus atletas deverão saber exatamente qual movimentação realizar, a partir, do momento que se recupera a posse de bola.
             Outro fator a ser considerado, deve ser a “adaptação de clube para clube”. Segundo Drubscky (2003) o processo de adaptação do atleta deverá ser abordado sob dois aspectos: adaptação técnico tática e adaptação ambiental. A adaptação ambiental seria, a forma que o atleta vai se inserir no novo ambiente, uma estrutura boa, ser bem recebido, se sentir confortável, motivado para criar, são fatores determinantes para seu sucesso. À questão técnico tática se refere mais ao modelo de jogo, pois muitas vezes, os atletas vêm de outras culturas, cidades e outras formas de se “entender” o futebol. Demoram para se adptar à nova forma de jogar, pois sua questão cognitiva não foi trabalhada como deveria anteriormente.
            Sendo assim, acredito que algumas equipes aqui no Brasil, já estão definindo bem a sua forma de jogar, e implantando isso como característica no clube. Inserindo em suas categorias de base um modelo de jogo, que fará com que os atletas entendam, e melhorem suas qualidades técnico táticas. Assim sendo, o atleta subirá de categoria e terá grande possibilidade de êxito, pois encontrará o mesmo modelo de jogo na categoria acima, assim sendo, até o profissional.


* Profissional de Educação Física, CREF: 017221-G/RS. Auxiliar técnico do profissional do Clube Esportivo Bento Gonçalves RS.


Bibliografia: 

Universo Tático do Futebol. Editora Health, 2003.



Modelo de jogo Modelo de jogo Reviewed by Júlio César on 15.5.14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.