O técnico de futebol nas categorias de base




O trabalho dos profissionais do futebol nas categorias de base

Júlio César Nunes*

            As categorias de base dos clubes de futebol,  devem ser a base para a carreira dos atletas, visando um trabalho completo. Deve-se respeitar as fases sensíveis de desenvolvimento,  contendo todos os aspectos físicos, técnicos e táticos.
            Além desses aspectos, o trabalho de base deve enfatizar a parte psicológica dos atletas, buscando uma preparação completa ao atleta de futebol. Profissionais qualificados devem realizar esse trabalho como: Técnicos, Preparadores Físicos, Nutricionistas, Psicólogos e  Assistentes Sociais.
            Muitas equipes não possuem todos estes profissionais, restando ao Técnico e ao Preparador Físico realizar o trabalho da forma mais completa possível. O Técnico é o especialista mais próximo dos atletas, exercendo muita influência nos mesmos, ele deve ter disciplina e comando perante sua equipe para conduzir os treinamentos da melhor maneira possível.
            Apesar de uma profissão estressante e difícil o técnico deve ser, professor acima de tudo, influenciando de forma positiva e ensinando os valores aos seus atletas.
            O relacionamento do Técnico com seus atletas é muito importante, principalmente na formação do indivíduo. O Técnico deve ser pai, amigo e conselheiro para poder deixar uma lembrança boa na vida de seus atletas. O Técnico deve ser um líder para poder passar segurança a seus comandados.
             Ser líder é saber lidar com as diferenças no grupo e não tornar todos iguais.O Técnico pode ter uma conduta educativa, democrática, autocrática, de apoio social e de feedback positivo.
            Contudo,  ser Técnico não é tão fácil, deve-se estar atualizado, estudando novos sistemas e táticas, inovando nos treinamentos, melhorando a relação entre direção e atletas, etc.
            Vejo que a melhor forma de conquistar o grupo é com seu próprio exemplo, trabalhando e mostrando aos atletas que o trabalho traz o resultado, ser justo e ter critérios claros para poder cobrar na hora certa. Ser honesto e procurar sempre o bem, o restante acontece ao natural.

* Formando do curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade de Caxias do Sul RS. Técnico de futebol.



O técnico de futebol nas categorias de base O técnico de futebol nas categorias de base Reviewed by Júlio César on 23.11.10 Rating: 5

3 comentários:

  1. Procurei colocar a importância do trabalho nas categorias de base. Muitas vezes estes profissionais que trabalham na base não são tão valorizados, mas deveriam pois são de extrema importância para a formação do atleta.

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixo, esse texto apresenta o técnico e o preparador físico como profissionais da área, nos mostrando as características e funções que tem como profissionais da área, seguindo esses princípios será dado um grande passo ao sucesso.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Rodrigo,e não só no futebol, mas na Vida temos que seguir nossos princípios, e ir em busca de nossos objetivos com toda determinação.
    Abraços...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.