Leitura de jogo




A leitura de jogo é muito importante durante uma partida. Muitos técnicos têm essa característica como principal qualidade, o fato de saber ler uma partida envolve em estar atento a todos os detalhes de sua equipe e da equipe adversária. Todo o contexto que envolve um jogo deve ser levado em consideração.
Partimos do princípio que a leitura de jogo já se inicia antes do início da partida, pois geralmente o técnico já foi atrás de informações do adversário que  irão se confirmar durante o jogo. Quando a partida inicia o técnico geralmente se foca em observar o adversário, verificando o sistema de jogo, tipo de marcação, pontos fortes e pontos fracos.
Ela pode ser feita do individual para o coletivo, ou do coletivo para o individual. Exemplo: O técnico pode analisar individualmente o desempenho de cada atleta na partida, e assim, chegar à conclusões de como está sendo o rendimento da equipe num todo. Ou então verificar como a equipe está produzindo ou não,num contexto geral e chegar ao individual, tendo a resposta das duas indagações. Se seu lateral direito está mal tecnicamente na partida e não chega à linha de fundo, sua equipe não terá jogadas pelos flancos e cruzamentos na área, essa análise foi do individual para o coletivo. Ou então se sua equipe não está tendo posse de bola no campo de ataque, pode ser por que seu atacante não está bem, e não está segurando a bola na frente, essa foi uma análise do coletivo para o individual.
Cada técnico, tem a melhor maneira de analisar, como está o rendimento da sua equipe, com o tempo, isso se torna automático.

Leitura de jogo Leitura de jogo Reviewed by Júlio César on 16.10.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.