Transições

 

 

 



 

 

A palavra “Transição” é provavelmente uma das mais utilizadas no futebol atual. No entanto, são poucos aqueles que a utilizam de forma correta. Para muitos uma “transição ofensiva” é uma forma de dizer “contra-ataque” e uma “transição defensiva” não é mais do que a tradicional “recuperação defensiva”.

Parece importante esclarecer o que são afinal as transições e demonstrar que esses conceitos estão a ser mal colocados por muita gente com voz ativa do nosso futebol.

O jogo de futebol divide-se em 4 momentos dinâmicos: organização ofensiva, organização defensiva, transição ofensiva e transição defensiva. Os momentos de transição são aqueles que estão entre os momentos ofensivos e defensivos.
 

 

Transição Ofensiva – É o momento em que a equipe recupera a posse de bola e tudo o que acontece logo após essa recuperação. Normalmente tem a duração de 3 a 8 segundos.

Transição Defensiva: É o momento em que a equipe perde a posse de bola e tudo o que acontece logo após essa perda. Normalmente tem a duração de 3 a 8 segundos.

 

Recuperar a posse de bola é bem diferente de realizar um contra-ataque. Uma transição ofensiva pode proporcionar um contra-ataque, um ataque rápido ou um ataque posicional, dependendo das características da equipe e do nível de organização momentânea do adversário. Equipes muito evoluídas podem aproveitar ainda o momento de transição ofensiva para conservar simplesmente a posse de bola com o intuito de quebrar o ritmo de jogo ou mesmo de descansar com a mesma.

Numa transição defensiva não é sempre que acontece uma recuperação defensiva pois, no primeiro momento da transição, ou seja, logo a após a perda de bola, a equipe pode optar por pressionar de imediato o adversário, encurtando as linhas em largura mas não recuando.

 

A transição ofensiva pode ser:

-  Rápida

- Lenta

- Direta

- Apoiada no passe

 

A transição defensiva pode ser:

- Rápida

- Lenta

- Com encaixe

- Posicionada

- Bloqueio

 

A transição ofensiva apoiada com passes, toque de bola, se usa geralmente para quebrar o ritmo de jogo e manter a posse de bola. Nas bolas paradas contra, geralmente se utiliza corredores centrais, com saídas rápidas.

Dependendo das características de seus atacantes, você pode deixar os dois bem abertos na frente, quando sua equipe é atacada, principalmente se foram de velocidade. Com isso você pode surpreender o adversário, com uma transição rápida, explorando o contra ataque, numa ligação direta a seus atacantes, colocando a bola no espaço vazio para a velocidade deles.

A marcação ofensiva se dá quando a equipe perde a posse de bola e já tenta recuperar rápido lá na frente, no campo de ataque, caso não consiga, evita-se o contra ataque fazendo uma falta para parar a jogada.
Reviewed by Júlio César on 23.4.13 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.