O sonho de se tornar um jogador de futebol




         Vivemos no país do futebol, onde nascemos e crescemos ouvindo falar sobre futebol, vendo jogos pela televisão, pois sempre existe alguém que é um torcedor fanático por algum clube, mesmo aquelas famílias que não curtem ou não gostam, possuem algum parente próximo que está envolvido com esta paixão nacional.

            Então, logo, as crianças são envolvidas por esta magia e a maioria pensa ou já sonhou em ser um jogador de futebol, a televisão traz jogos de equipes grandes, de alto poder econômico, salários altos, tudo isso com muita mídia, patrocínios e badalações, isso acaba envolvendo os jovens e fascinando-os naquilo que para eles é o seu sonho. A televisão mostra menos de 5% do total de atletas profissionais existentes no país, são poucos que chegam a se tornar um jogador de futebol profissional, e desses, poucos ganham um alto salário.

            No Brasil, craques surgem a todo momento, influenciando nossas crianças a jogarem futebol, fazem propagandas, aparecendo a todo momento na mídia. Nossos jovens se iludem, achando que para ser um jogador é necessário apenas ter uma chuteira da Nike e querer. Este querer, é importantíssimo, desde  que ele venha acompanhado de um atleta com as capacidades físicas necessárias e muito treinamento. Nossos “craques” poderiam usar mais a sua imagem, colocando isso para as crianças e até para alguns pais, que acabam, forçando a barra muitas vezes, tentando fazer de seus filhos algo que nem eles sabem se querem. Muitos jovens não dão interesse aos estudos em busca desse sonho, e alguns pais acabam sendo coniventes com este tipo de situação.

            Nós, profissionais da área da Educação Física, temos a nossa parcela de responsabilidade nesse contexto, porém, os pais, a mídia e a nossa cultura acabam sendo literalmente determinantes nesse processo. As crianças precisam, desde cedo, entender que o estudo é  importante e que o futebol é uma forma de socialização, lazer e quem sabe uma profissão no futuro. Quem dará este encaminhamento será o professor de Educação Física nas escolas, detectando os talentos e orientando os pais a levarem até alguma escolinha, que tenha um profissional da área coordenando os treinos. Lá esse jovem será orientado pelos professores e se tiver os traços herdados, que são as capacidades físicas, necessárias para um jogador de futebol, receberá o treinamento que aliado a vontade de vencer, de treinar, de superar adversidades, poderão lhe tornar um atleta no futuro. Vários são os fatores que interferem nesse processo.
O sonho de se tornar um jogador de futebol O sonho de se tornar um jogador de futebol Reviewed by Júlio César on 27.8.12 Rating: 5

3 comentários:

  1. Como treinador de futebol temos uma parcela de culpa em relação a temos uma parcela de culpa em relação a revelar jogador de futebol, e muitos do caso , infelizmente , deixamos de revelar excelentes jogadores capazes de fazer a diferença, tecnicamente, hoje se olha se o jogador tem altura, se é forte , se tem um porte fisico adequado,infelizmente na maioria dos clubes brasileiros é assim, craques do passado como Garrincha, Pepe, Tostão,Didi, entre outros ,vieram da varzea, de um futebol verdadeiro e puro deles proprios, precisamos mudar nossos conceitos , e nao somente olhar a forma do Barcelona jogar e fazer igual, mas sim , ter olhos atentos, para uma diversidade de talentos que nosso pais tem em se tratando de futuros jogadores de futebol, e acima de tudo , ser ORIENTADORES, para quem quer realmente ser um jogador de futebol, acredito que um bom profissional deve se adaptar ao que esses garotos tem de melhor , para que num futuro podemos analisar se esse ou aquele com muita orientação e querer pode ou nao ser um futuro jogador , o que realmente falta é honestidade e orientação, e não precisamos de um talento e sim de TALENTOS.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza professor, concordo com o senhor.
    Está na hora de nós, aqui no Brasil, criarmos os nossos conceitos, e não somente copiar o que os técnicos da Europa fazem...
    Claro que temos que evoluir muito em relação à eles,mas temos que valorizar nossas individualidades e forma de jogar...

    ResponderExcluir
  3. oi td bemakieu tenho umsonho de si tornaum jogador defutebolmais precisso deuma pesoa que posa mim lava ´pra faze um teste sou de sete lagoas pra fala comigo mais aki
    eu sou zagueiro


    https://www.facebook.com/Duduj10?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.