Formação de atletas nas categorias de base

           


            Muitos clubes brasileiros possuem categorias de base, porém são poucos que têm um trabalho diferenciado e com qualidade. A base dentro de um clube de futebol é essencial, pois além de revelar atletas para futuras negociações, pode abastecer o departamento profissional deixando a folha da equipe com um custo menor.
            O trabalho das categorias de base deve ser planejado e executado por profissionais da área, visto que o mesmo é de suma importância na formação, é na base que o menino aprende os fundamentos técnicos e se cria o hábito de uma postura profissional, com regras e disciplina. São os profissionais que trabalham com estes atletas, que são os responsáveis por implantar um trabalho de qualidade, onde seja trabalhado a parte física, técnica, tática e psicológica dos mesmos.
            No entanto, os profissionais que trabalham nas categorias de base, infelizmente não são bem remunerados, mas deveriam, pois estes, trabalham nas fases sensíveis de desenvolvimento dos atletas. Hoje, é comum vermos, pessoas trabalhando na área da Educação Física sem habilitação, sem um curso superior, pois alguns clubes ainda não investem em profissionais qualificados para executar este trabalho de base.
            A valorização da profissão, deve ser enfatizada por todos, e a preocupação por um trabalho de qualidade também, seja num clube ou em uma escolinha. Futuros atletas e futuros cidadãos passam por nossas mãos, é ali que formamos e condicionamos estes meninos a terem bons hábitos.
            Vejo, que as categorias de base dentro de um clube de futebol devem ser valorizadas, tendo investimento por parte da direção e apoio da comunidade onde este clube está inserido. É com a base que se forma atletas e se descobre novos talentos, e com um trabalho bem planejado por bons profissionais, se forma atletas vencedores e cidadãos de princípios.
Formação de atletas nas categorias de base Formação de atletas nas categorias de base Reviewed by Júlio César on 17.11.11 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.